Home » VIDA ESCOLAR » SALVAGUARDA E POLÍTICAS
VIDA ESCOLAR
Salvaguarda e políticas
Salvaguarda: uma cultura de cuidado
A proteção e a segurança de alunos, familiares e colaboradores no ambiente escolar é nossa prioridade. Para isso, temos uma cultura de cuidado, atenção e proatividade que orienta a nossa tomada de ação.
É o compromisso da nossa comunidade educacional salvaguardar e proteger o bem-estar, a saúde física e mental e a segurança de nossos alunos.
Cada escola do grupo Cognita tem um comitê de Salvaguarda e de Saúde e Segurança, que atua de forma independente, com o objetivo de garantir a observância e execução das normas. As políticas adotadas são baseadas em requisitos legais do Brasil e em boas práticas escolares do Reino Unido.
As medidas de salvaguarda que aplicamos são submetidas a uma auditoria de avaliação internacional periódica e independente pela qual passam todas as escolas do grupo Cognita, num processo contínuo de melhoria.
Políticas de Salvaguarda implementadas
Em conformidade com a legislação, a Escola se certifica de ter os recursos em vigor para proteger e promover o bem-estar dos alunos, proporcionando um ambiente seguro e saudável de aprendizagem, protegendo as crianças de possíveis situações de risco. A política é ampla e envolve diversas ações, como orientações à equipe para identificação, comunicação e tratamento de qualquer situação de risco ou abuso, a prestação de primeiros socorros, prevenção de extremismos e radicalização, orientação com relação ao uso indevido de drogas, álcool e segurança na internet.
Adultos têm um papel crucial a desempenhar nas vidas das crianças. Este Código ajuda a estabelecer o ambiente mais seguro possível de aprendizagem e trabalho, que proteja as crianças e reduza o risco de adultos serem falsamente acusados de conduta imprópria ou não profissional. O propósito deste Código de Conduta é fornecer um quadro claro de normas e comportamentos, que toda a equipe e voluntários devem seguir, e alertar sobre condutas ilegais, inseguras e inadequadas.
Utilizamos as avaliações de risco para nos ajudar a examinar qualquer potencial risco de danos, e também para nos ajudar a identificar e pôr em prática medidas específicas para minimizar e gerenciar esses riscos – estas avaliações incluem as visitas educacionais e a supervisão de alunos durante as atividades.
Aprendizado Fora da Sala de Aula e Visitas Educacionais são parte integrante da vida escolar, promovendo a educação dos alunos e atendendo suas necessidades sociais e acadêmicas. A experiência de aprendizagem deve ser bem organizada e estimulante para todos. Os alunos devem ser bem preparados para a visita e, posteriormente, capazes de colocar a experiência vivida em prática. A saída deve ser bem planejada pelo Líder da Visita, que atribui a máxima importância à segurança e ao bem-estar das crianças.
Descreve as disposições para gerenciamento efetivo de segurança contra incêndios, de forma a prevenir sua ocorrência e, em caso de incêndio, proteger as pessoas e a propriedade. Contamos com um Plano de Emergência robusto e efetivo para evacuação segura de todas as pessoas. Este plano é testado periodicamente através de simulação de emergência.
Minimiza o risco de contatos inapropriados com alunos, protege os funcionários e a escola de litígios e minimiza os riscos de danos aos sistemas de ICT.
Orienta todos os colaboradores sobre como garantir o ensino da segurança na Internet e a servirem como um modelo de uso responsável e seguro da tecnologia no GayLussac. O acesso à Internet na escola está sujeito a filtros e controles que são atualizados regularmente.
Busca promover o uso positivo dessas ferramentas, com fins educacionais e de comunicação dentro de sua comunidade. Esta política estabelece diretrizes para o uso das mídias sociais, ditando controles e boas práticas.
Funcionários, estudantes e visitantes nas escolas da Cognita Brasil têm o direito de aprender, trabalhar e estar presentes em um ambiente seguro e protegido. No entanto, a possibilidade de um grande incidente de violência é uma realidade que não pode ser negligenciada. Todos precisam saber como se proteger e como garantir a segurança dos alunos no caso de incidente grave ou ameaça de violência escolar.
Esse procedimento visa estabelecer a sistemática para o controle de acesso de pessoas à escola, na entrada, durante a permanência, e na saída, bem como o monitoramento do fluxo de pessoas presentes na instituição.
Trata-se de um procedimento que estabelece a sistemática para o controle de presença dos alunos na escola, garantindo a segurança e proteção da criança.
Visa estabelecer a sistemática para o controle e administração de medicamentos, inclusive durante as visitas educacionais. A administração de medicamentos exige uma comunicação eficaz e regular entre pais e funcionários da escola. Dados sobre a saúde de todos os alunos são informados pelos responsáveis a cada início de ano letivo e devem ser atualizados quando alguma situação do aluno se alterar. Essa política também define o procedimento para o armazenamento seguro e o monitoramento da validade das medicações.
O objetivo é fornecer as melhores práticas nos procedimentos de contratação para nossa equipe, que devem ser utilizados para o recrutamento e seleção de todos os funcionários, estagiários, voluntários e prestadores de serviços da Cognita no Brasil.
Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e positivo para as crianças e jovens, onde eles poderão desenvolver um senso de pertencimento e se sentirem capazes de confiar nos adultos, falando abertamente sobre seus problemas. Além disso, desejamos estimular nos alunos a consciência sobre a nossa comunidade diversa, apreciando o valor existente nas diferenças.
Nosso objetivo é garantir que os alunos com deficiência e/ou necessidade educativa diferenciada tenham a vida escolar mais completa possível. O nosso plano de acessibilidade e ajustes razoáveis ajudam a cumprir esse objetivo.
O uso de força física geralmente não é necessário em nossas escolas. No entanto, caso seja preciso, o objetivo dessa política é esclarecer o poder dos professores e de outros funcionários que têm controle legal ou que são responsáveis pelos alunos. Utilizaremos esta política para proteger todas as pessoas contra danos, para resguardar todos os alunos contra qualquer intervenção física desnecessária, inadequada, excessiva ou prejudicial e para assegurar que toda a nossa equipe saiba o que constitui o uso apropriado dessa responsabilidade.
Tem como objetivo reconhecer e esclarecer o papel da escola no combate às drogas e na conscientização sobre seu uso, garantindo adequação de acordo com as necessidades de seus alunos. Essa política fornece informações referentes à educação sobre drogas, bem como procedimentos para responder a qualquer incidente relacionado a esse tema.
Nós tomamos grande cuidado com a qualidade da orientação e educação oferecida aos nossos alunos. No entanto, caso os pais desejarem fazer uma observação sobre nossa conduta, podem seguir os seguintes procedimentos:
Estágio 1 – Entrar em contato pelo Fale Conosco. Espera-se que a maioria das reclamações/elogios seja esclarecida dentro do prazo estabelecido no Manual de Convivência Escolar. Para isso, os pais/responsáveis devem entrar em contato pelos canais de comunicação da escola (site);
Estágio 2 – Se não foi possível esclarecer a reclamação, os pais devem solicitar um esclarecimento da gestão escolar, que levará ao Conselho Executivo Pedagógico para ser analisado. Esse conselho decidirá, após considerar a reclamação, a estratégia apropriada a ser tomada.
Nossa política antirracismo foi formalizada em 2020 em um documento disponível aos nossos colaboradores em nossa intranet. Entendemos que uma das maiores responsabilidades da escola é a formação de indivíduos críticos e capazes de transformar a sociedade em que vivem. Assim, como instituição de ensino, reconhecemos nossa responsabilidade em promover a igualdade e combater a discriminação no ambiente escolar e fora dele. A diversidade deve ser um valor que nossos alunos reconheçam com clareza e estabelecemos nesse documento a promoção de oportunidades iguais para toda equipe e alunos. De acordo com a legislação brasileira, atitudes racistas serão alvo de ações disciplinares. Toda a comunidade escolar é encorajada a participar de ações e atividades que promovam práticas antirracistas.
Política de Convivência Escolar
Uma boa convivência escolar é construída por muitas mãos: alunos, pais e equipe têm o direito de ser respeitados, mas também o dever de garantir a manutenção da boa convivência.
Consulte aqui o nosso manual de convivência:
Regimento Escolar
Conheça as disposições vigentes sobre as nossas estruturas didático-pedagógica, administrativa e disciplinar.
Consulte aqui o nosso regimento interno: