Ouvir uma história é sempre muito interessante, ainda mais para as crianças, que são estimuladas a partir de sua criatividade. As turmas Cardiff e Dublin, do Projeto Bilíngue, foram além: não só estudaram as histórias, como recriaram e contaram muitas delas. Nas aulas do Bilíngue, desenhos e conversas contextualizam o mundo tão interessante da contação de histórias, muitas delas clássicos da língua inglesa.
Começaram o estudo pela origem da história, desenhando vasos gregos e, em group report, explicam o seu propósito: “Greek people used vases made of clay to tell stories of Heroes, Gods and Goddesses”. A história do King Arthur foi não só estudada, como recriada a partir de um pergaminho em que cada aluno a contou da sua forma personalizada. As notícias famosas não ficaram de fora! Cada um fez a sua própria capa de jornal, recriando as chamadas famous headlines, que relembraram grandes eventos mundiais. E, mais do que a história mundial, relembraram a história de suas famílias desenhando a sua family tree.
O estudo sobre gêneros textuais foi de interesse geral. Aprenderam sobre fábulas, mitos, lendas, poesia concreta e alguns gêneros de livros, procurando entendê-los. Cada um escreveu sua própria poesia concreta e os resultados foram criativos e diversos! Além disso, a diferença entre mitos e lendas foi muito debatida em sala. O aluno Eduardo Lougon relata: “ A myth is a short story that explains something that can not be explained or why something is the way it is. A legend is a short story based on real people or events”.