A vivência do bilinguismo é construída a partir de muitas estratégias. O Programa Middle School Secondary 1, de Cambridge, tem como objetivo dar cada vez mais ferramentas e estímulo para o aluno compreender o idioma Inglês como uma primeira língua, incentivando a ampliação do capital cultural. Em 2017, a escola se tornou uma Cambridge International School, implantando as aulas da Middle para o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e, em 2018, estendendo ao 8º ano, sendo de caráter opcional.
A escola já oferecia uma formação focada no bilinguismo com os projetos opcionais do Bilíngue Forever, que segue o International Primary Curriculum, e do High School, com a Texas Tech University. O Middle amplia a formação em Língua Inglesa com professores nativos. Um dos objetivos é propiciar um ambiente ideal para o aprendizado bilíngue, assim como é feito com os alunos de países que tem o inglês como língua-mãe. A certificação é diferenciada, exclusiva, e não apenas um exame de proficiência de segunda língua.
Desenvolver uma curiosidade pela informação, uma paixão duradoura pelo aprendizado e cultura de outros países e se preparar para enfrentar desafios, isso tudo como se a língua inglesa fosse a primeira língua. Para o professor de Matemática Brian Jones, os alunos do Middle podem aprender de forma mais completa e efetiva com esta nova oportunidade: “Nunca é fácil aprender coisas novas, mesmo para alunos que sabem inglês, mas a bagagem que recebem vale a pena”.