O GayLussac é uma escola do Programa de Escolas da Unesco (PEA) e 2019 é o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Possibilitando um aprofundamento nesse patrimônio imaterial da cultura brasileira, convidamos nossa professora de Português, Nathalie Vlcek, que tem doutorado no tema, para falar aos nossos professores. A palestra, intitulada “Vocês, brancos, não têm alma”, referência à um livro de título homônimo, foi baseada em sua vivência de estudo junto a comunidades indígenas, revelando a riqueza e a diversidade linguística inexplorada em nosso território.
A palestra ocorreu na reunião de professores do Ensino Fundamental 2 e Médio, momento de formação docente. Nossa escola estabeleceu um compromisso com a Agenda 2030 da ONU e dar aos nossos professores a possibilidade de aprofundar o olhar e a percepção nesse tema é essencial, contribuindo para uma sala de aula atenta à diversidade cultural brasileira.
Nathalie conta: “A questão indígena ainda enfrenta enorme preconceito e falta de informação. Discutir entre os professores informações embasadas e provenientes de estudo e trabalho de campo é abrir a possibilidade de criar multiplicadores de um discurso mais aberto com os nossos índios”.