Visita ao Projac
20/07/2018

Travar um diálogo entre o ambiente acadêmico e o mundo do trabalho. Essa era a ideia de Paulo Sérgio Rabelo, pai do aluno Pedro Paulo e da aluna Yasmin, ao propor à escola uma visita guiada às dependências do Projac, em Jacarepaguá. A proposta surgiu após o Campus na Escola, ocasião em que ele veio ao GayLussac para falar ao Ensino Médio sobre sua profissão na direção de tecnologia da Rede Globo. A sugestão foi abraçada pela escola, que organizou uma visita direcionada aos alunos da 1ª a 3ª série, com o objetivo de ajudá-los na difícil tarefa da escolha profissional.

Lá, os alunos puderam observar a interação e o trabalho de diversas áreas como Engenharia, Arquitetura, Design, Cinema e Artes Cênicas. A partir de uma palestra inicial, o grupo seguiu toda linha de produção da novela “Deus Salve o Rei”, da pesquisa histórica ao cenário, do acervo à dramaturgia, da maquiagem ao setor de qualidade. Jacqueline Eckstein, Psicóloga Setorial, afirma: “Eles observaram a produção de uma peça de entretenimento. Queremos, agora, voltar para visitar outro setor da empresa, o jornalismo”.

Paulo Rabelo explica: “Acho que articular a vida acadêmica ao mundo do trabalho é uma pratica comum nos EUA e essa proposta vai ao encontro disso. É essencial que a pessoa entenda o ambiente de trabalho em que vai atuar ao escolher a sua carreira. A visita dá oportunidade de o estudante visualizar, materializar, conversar com as pessoas. A ideia é que os alunos se encantem e acreditem nas profissões”.