A formação de cidadãos globais que não apenas compreendam o idioma, mas também reflitam sobre questões mundiais e humanitárias, é um dos pilares do ensino no GayLussac. Assim, nossos alunos do curso de Italiano do CCE participaram da XXII Settimana Della Língua Italiana Nel Mundo que, este ano, teve como tema “L’Italiano e i Giovani” – “O italiano e os jovens”, que aconteceu no Consolato Italiano, no Rio de Janeiro. O Itinerário de Humanas também visitou o Consulado, após trabalhar com o Glossário da OIM (Organização internacional para as Migrações), com o objetivo de entender mais sobre direito internacional e relações internacionais, as diferenças entre consulado e embaixada, conversar com o Consul Geral e demais funcionários e e alguns dos termos estudados.
“Fomos recebidos pela equipe do Istituto Italiano di Cultura Riccardo Scafati, que apresentou os monumentos e cidades italianos através de um jogo. Em seguida, fomos ao Terrazzo Belvedere, onde fomos recebidos pelo Console Massimiliano Lacchini, que falou para os alunos sobre a função do cônsul no Rio de Janeiro. Por fim, visitamos o monumento da Teresa Cristina, imperatriz do Brasil, na piazza Italia. Os alunos leram, em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil, um livro sobre ela, que era italiana e foi considerada a mãe dos brasileiros”, explica a professora de Italiano, Valéria Gama.
“A ida ao consulado faz parte do projeto “Migrações”, assim como o a visita da Caritas (além do Núcleo Solidário para doações) para discutirmos as questões referentes aos refugiados e a vinda da ex-aluna Maria Antônia para falar da vida de um migrante brasileiro na Europa”, explica o professor de Geografia, José Victor.
“No Consulado Italiano, pudemos aprofundar tudo o que aprendemos durante as aulas. Tivemos também a honra de conversar com o Consul Geral. Foi uma experiência muito proveitosa e inesquecível”, Giovanna Longo, aluna da 1M2.
Saiba mais sobre a proposta multilíngue de nossa escola clicando aqui. Para conhecer melhor o Ensino Médio, clique aqui.