Uma escola de professores
29/03/2021

Toda semana nossos docentes são remunerados para planejar e estudar dentro da escola. As reuniões de professores lideradas pela equipe de Psicologia estabelecem leituras e estudos que ajudam na prática docente e mergulham a fundo em fenômenos sociais contemporâneos que alteram as dinâmicas de ensino e aprendizagem. Assim, desde 2011, as psicólogas escolhem um livro que é debatido e trabalhado durante o ano letivo, propiciando um ambiente de práticas de excelência acadêmica.

Criado há 40 anos de forma vanguardista, o setor de psicologia escolar do GayLussac opera em todos os segmentos e possui uma atuação propositiva nos grupos de formação docente que aprofundam temas que urgem na educação contemporânea e seus desafios para os professores. O projeto é estendido aos estagiários, que também possuem formação semanal.

Das novas tecnologias ao debate de metodologias e práticas de ensino e aprendizagem; do feedback à metacognição; de políticas antibullying a ações de salvaguarda e bem-estar; do antirracismo ao feminismo; de ações solidárias a projetos que extrapolam os muros da escola – muitas são as temáticas que atravessaram as ações da equipe de psicologia nos últimos anos.

A psicóloga Jaqueline Eckstein explica: “O grupo de formação acontece de forma cooperativa. À medida que avançamos com as metodologias ativas na escola, na qual o aluno protagoniza seus saberes e aprendizagens, os professores vivem a experiência de cooperar com os demais colegas, compartilhando seus conhecimentos, estudos acadêmicos e suas boas práticas pedagógicas”.

 

“A partir das leituras refletimos e questionamos nossas práticas – muitas vezes automatizadas pela correria cotidiana e pelos anos de experiência. Além disso, elas nos lembram que a escola está no mundo. É um microcosmos importantíssimo que reflete as questões que permeiam a sociedade”, Júlia Mello, professora de História.

 

 

O livro como ponto de diálogo

Confira alguns dos muitos livros que já foram debatidos em reunião

Refletir a escola de forma ampla com um olhar crítico e transformador: eis o objetivo das reuniões que debatem livros, a cada ano, para o estudo. O eixo do trabalho com os professores é a práxis docente. O objetivo é a conquista permanente de uma postura crítico-reflexiva frente as suas experiências, considerando sua história pessoal e subjetividade, de modo a beneficiar sua prática e sua existência plena.

– Ensinando Pensamento Crítico: Sabedoria Prática, Bell Hooks.

– Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro

– Sejamos todos feministas – Chimamanda Adichie

– Cartas a um Jovem professor – Philippe Meirieu

– A Adolescência – Contardo Calligaris

– Aula nota dez – Doug Lemov