Um mundo todo para sentir
24/10/2016

No  Maternal, a percepção de mundo acontece com a exploração dos sentidos e o conhecimento se constrói pelo toque. Pouco a pouco, os pequenos vão descobrindo a cor, o cheiro e a textura de tudo que os cerca e esse aprendizado ocorre através de atividades sensoriais. Assim, ao trabalhar os diferentes sentidos, as crianças são apresentadas às sensações que o corpo produz por meio da visão, do tato, do olfato, do paladar e da audição.

Em uma volta pela escola, os alunos exploraram o toque aprendendo o áspero, o liso, o macio e o duro em atividades diversificadas capazes de proporcionar aos pequenos a exploração do mundo em todas as suas sensações e formas. Eles sentiram a textura lisa da parede do pátio, a textura áspera do chão e também utilizaram a caixa-sensorial para explorar objetos variados.

Depois, foi a vez de experimentar novas descobertas com o olfato e o paladar. Os alunos aproveitaram as frutas da 5ª Fruta e estimularam os sentidos através dos cheiros e dos gostos. Foi uma explosão de sensações e sabores! Por fim, as turmas conheceram o sagu e analisaram sua textura com uma pintura. As observações foram diversas: “Parece neve” (Alice Diniz), “É bolinha” (Thayla Garcia), “Minha mãe faz pipoca com isso” (Valentina Lopes), “É macio, tá gelado, estamos virando Hulk” (Miguel Previtali).