Um ensino inovador para alunos do novo mundo
20/07/2018

Saber falar a linguagem dos códigos de programação é conseguir travar um diálogo com toda tecnologia disponível hoje. Segundo Mitchel Resnick, diretor do MIT Media Lab, “Quem não aprender a programar, será programado”. Trata-se da formação de um raciocínio analítico, que estimula a antecipação, a identificar causas e efeitos e a pensar o processo como um todo. Por isso, esse desafio foi incorporado ao currículo do GayLussac desde 2017. Somos uma das únicas escolas no Brasil a integrar programação como disciplina obrigatória ainda no Fundamental.

Cícero Augusto, professor e orientador de Informática, nota a importância de aprender, passo a passo, as configurações das tecnologias que temos à nossa frente: “O objetivo pedagógico vai muito além de programar, já que desenvolve o raciocínio lógico e de algoritmos”, conta. Para ele, a programação se instala como uma nova maneira de comunicação internacional, amplificando as formas de se atribuir conhecimento.

“As aulas desenvolvem a capacidade de pensar e buscar soluções que transcendem o aprendizado em qualquer área do conhecimento. De maneira prática, os alunos desenvolvem criatividade através de uma estrutura lógica”, finaliza a Diretora Pedagógica, Luiza Sassi.