Junto com o GayLussac Jardim, há mais de 40 anos surgiu o fantoche do palhacinho mais amado de toda a escola, o Alegretto. Sua música tema é cantada por gerações de alunos que tiveram suas infâncias marcadas pelo personagem repleto de histórias para contar e ensinamentos para os pequenos. Após a apresentação da peça A Cigarra e a Formiga, inspirada na fábula de Esopo, as turmas do Jardim 3 trabalharam a palavra “gentileza”. As crianças puderam refletir sobre a importância de ajudar o próximo e como essas atitudes mudam o mundo. Misturando o universo do lúdico e do aprendizado, do teatral e da constituição de valores, o Alegretto é sempre um sucesso conduzindo seu teatro de fantoches.
Assim, a Turma do Alegretto preparou uma montagem diferente da clássica história da Alice. A peça envolveu os pequenos em uma experiência imersiva e repleta de encanto, onde as crianças participavam ativamente da história, ajudando Alice a encontrar seu caminho percorrendo diversos ambientes e conhecendo personagens como A Rainha de Copas, o Coelho e o Chapeleiro.
“A parte do gato se despedaçando e da rainha gritando: ‘Cortem-lhe a cabeça’! Foi muito engraçado!”, contam os alunos Rafael e Matteo, da turma G5T2.
“A peça da maneira que conhecemos é ótima e muito importante para conhecermos outras histórias e culturas. Mas, dessa maneira participativa, envolve muito mais. É a arte aflorando na gente uma outra perspectiva”, Samara Silva, professora
Para ver mais sobre o espetáculo, confira este vídeo. Você também pode conhecer mais sobre o Alegretto e sua turma, clicando aqui.