Muita coragem e altas doses de imaginação foram cobradas dos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, que quisessem embarcar no lançamento da misteriosa e emocionante aventura rumo ao mar do projeto Ciranda Literária. Nessa viagem, os alunos atracaram em duas histórias que retratavam a origem da lua e a importância das crianças na história da humanidade. Narradas pela professora e contadora de histórias Andrea Ferrassoli, o momento vivido na Biblioteca Sylvia Orthof, fez com que as crianças viajassem para territórios distantes incentivando-os a desbravarem os diferentes gêneros do Mundo Literário.
Bem além de incentivar a leitura, o Projeto busca ampliar o conhecimento dos alunos sobre a cultura regional e africana, imprescindíveis para a compreensão da construção da nossa identidade nacional. Para tal, foram trabalhadas as histórias O Nascimento da Lua, lenda de uma tribo indígena do Rio Grande do Sul recolhida por Walmir Ayala, e A encantadora canção do Pássaro Mágico, da Tanzânia – Costa do Marfim, recolhida por Nelson Mandela.
Andrea explica: “Quando você conta histórias ancestrais do início de algo, as crianças começam a ver o mundo de outra forma, aguçando sua sensibilidade e criatividade. A formação do povo brasileiro não se deu somente por influência europeia, mas histórias como Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, são sempre mais conhecidas. Quando retomamos as lendas indígenas e africanas, igualmente importantes, porém menos conhecidas, evocamos os griôs, os grande contadores de histórias de tantas tribos e aldeias. É importante resgatar o que é nosso”.
O projeto se baseia na premissa de que toda criança precisa da fantasia, trabalhar a criatividade, não esquecendo de utilizar a imaginação e compreendendo que todas as histórias podem as levar a algum lugar.