O estudo da Biologia pode esclarecer uma diversidade de temas do nosso dia a dia! A tipagem sanguínea, por exemplo, é a avaliação do tipo sanguíneo a partir de reagentes que indicam a presença ou ausência de proteínas nas hemácias. Para aprender mais sobre sistema circulatório, o professor Marcus Ferrasoli levou os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao Laboratório de Multiciências e realizou testes, descobrindo se eles têm sangue tipo A, B, AB ou O.
Os alunos fizeram um furo bem pequeno no dedo, o suficiente para 3 gotas de sangue. Em cada gota, foi posto um reagente diferente. A partir da coagulação foi possível determinar o tipo sanguíneo por conta da combinação entre reagente e sangue, já que alguns tipos de sangue reagem e outros não. A atividade enfatizou que o conhecimento do tipo sanguíneo é uma consciência necessária para diversos procedimentos médicos.
A aluna Camila Prado, da 8M1, relata: “É uma atividade muito legal porque é uma forma de interagir com a matéria, você não só estuda o conteúdo como também prova e vê com os próprios olhos o que aprendeu. Antes eu não sabia o meu tipo sanguíneo e foi muito legal descobrir, já que é importante saber caso queiramos doar ou receber sangue”.