A arte de aprender, o que é conhecimento e como o cérebro funciona, são temas que intrigam as crianças. No Projeto Bilíngue, o foco nesse início de ano foi exatamente o que eles mais fazem: aprender. A partir do questionamento “O que as crianças podem ensinar?”, as professoras discutiram os diferentes tipos de saberes e habilidades com os alunos do 1º ao 5º ano. O conhecimento foi construído junto com as crianças e cada turma pôde tomar um rumo próprio, de acordo com o caminho que decidiu trilhar para investigar essas questões.
Toda a temática gira em torno da cabeça aberta aos novos aprendizados. Esportes, brincadeiras, tecnologia, música, jogos e leitura. Essas foram algumas das coisas que as crianças reconheceram como sendo atividades em que usam o cérebro. A partir dessa ideia, se desenvolveram diversos projetos. A turma Dublin, sob orientação da professora Clarisse Pessoa, fez uma atividade de pesquisa entre os alunos sobre como eles aprendem: “The observation activity was great because students could compare the learning process in different age groups, what each class needs and does in this process”.
Além de pensar sobre esse processo, os alunos ainda fizeram atividades práticas com as professoras. No planejamento do projeto, tiveram uma movie session com o filme “Inside Out” que trata não só do cérebro, mas do funcionamento da mente humana e dos sentimentos. Ainda visitaram a Igrejinha de São Francisco em uma school outing para fazer um fruitnic, levando em conta a importância do consumo de frutas e muita água para o organismo.
A professora Luísa acredita que a discussão do tema desperta a atenção de muitos alunos e ainda abre a mente deles para diversos assuntos: “Talking about this subject helps kids open their minds and they are ready to understand more about the process that happens when they learn”.