Os alunos da 3ª série do Ensino Médio estão estudando, dentro do conteúdo de Biologia, as questões relacionadas à genética como hereditariedade, parentesco, influência da alimentação em cada pessoa e possibilidade de síndromes. Para colocar essas questões em prática, o professor Marcus Ferrassoli levou as turmas ao Laboratório de Multiciências para descobrir o tipo sanguíneo utilizando a mesma técnica dos laboratórios médicos
Marcus explica: “Cada aluno tirou uma gota de sangue e analisamos a presença ou ausência de proteínas nas hemácias. De acordo com os reagentes, podemos ter certeza do tipo sanguíneo de cada um. É importante que eles visualizem o estudo teórico, até por que em alguns exames de vestibular as questões simulam a reação das lâminas de laboratório e eles saem na frente por terem visto na prática”.
A aluna Sara Borges, da 3M1, conta: “Gostei muito de visualizar o processo e ver o sangue aglutinar. Sair da sala de aula e ir para o Laboratório é sempre uma oportunidade entrar em contato com o aprendizado de forma mais profunda”. Já Júlia Dantas, da 3M2, observa: “Foi muito interessante ver o que realmente acontece no RH positivo e negativo. Aprender assim cativa mais para o tema. Não é em toda disciplina que conseguimos ver o fenômeno acontecer na nossa frente”.