Tecendo aprendizados
19/10/2017

O incentivo à independência e liberdade atreladas a um senso de ordem é essencial para o universo imaginativo infantil. Como forma de buscar uma autonomia em atividades práticas e instigar a criatividade dos pequenos, as turmas do Jardim 3 produziram talagarças, que são bordados de lã feitos à mão.

Depois da leitura do Conto “A Roupa Nova do Rei”, o Jardim 3 ficou muito curioso sobre a atividade de tecelagem. Na rodinha, começaram a praticar a talagarça conjuntamente, para entender a técnica. Assim que dominaram o funcionamento da costura, puderam produzir individualmente a partir da escolha de cores e do uso do espaço e do material. Cada um usou sua criatividade, com uma única regra, que era seguir a sequência, praticando a concentração, a motricidade fina e a interação constante com os colegas!

A aluna Betina Finoquio conta: “É muito divertido poder escolher as cores e eu escolhi me inspirando na natureza, em pétalas, flores, no mar, nas conchas e no sol!”. Já o aluno Rafael Gusmon relata: “Sempre que eu ia para a casa da minha avó, eu via que ela costurava tricô. Quando eu fiz minha talagarça, lembrei de como ela fazia e eu gostei muito, foi bem legal”.