Teatro do Oprimido
06/11/2023

A 3ª série do Ensino Médio participou de uma aula interdisciplinar sobre a história do teatro, organizada pelos professores Milena Matta, de Música, Deborah Boechat, de Artes Visuais, Bruna Scavuzzi, de Teatro, e Frederico Jardim, de Sociologia. O foco do encontro foram os movimentos teatrais no Brasil, sobretudo o Teatro do Oprimido, método criado e sistematizado pelo teatrólogo e professor Augusto Boal.

A ideia da aula nasceu para que eles pudessem aprofundar na história do teatro para a 3ª série do Ensino, já que é um dos temas cobrados pela prova do ENEM.

O convidado especial, Gabriel Aquino, advogado, ator e facilitador de oficinas de Teatro do Oprimido, colaborou para que os alunos tivessem uma experiência prática.

Inicialmente os alunos não estavam muito animados, pressionados pela proximidade da prova do ENEM e pela necessidade de estudar todo o conteúdo. Mas à medida que Gabriel Aquino foi dando os comandos, eles foram se envolvendo e se encantando pelo jogo teatral. “Somos todos atores”, começou Aquino, parafraseando Boal, “todos atuamos nossos papéis na sociedade. Temos dentro de nós uma potência de ator, mas alguns utilizarão esta potência como trabalho e outros não”.

A aula aconteceu em todo o teatro: plateia e palco lotados com os jovens vestibulandos. “Surgiram improvisos de forte teor político e crítica social, além de muito divertidos. O clima de cooperação e acolhimento foi geral e todos, sem exceção, saíram do teatro com uma sensação de querer mais”, explica a professora e atriz Bruna Scavuzzi.

“Me sinto realizada pessoal e profissionalmente quando confirmo, através dessas experiências, o poder que tem a arte, a potência do teatro. Antes de qualquer coisa, somos uma escola, lugar de experiência, de troca, de desenvolvimento de potencialidades, valores e virtudes. E nada melhor que a experiência artística para fazer florescer o que tem de melhor em nós”, completa.

Saiba mais sobre a nossa proposta pedagógica para o Ensino Médio clicando aqui.