Potencial transformador, estímulo ao protagonismo do aluno, à criatividade e inventividade e ao trabalho em equipe. Além de tudo isso, a metodologia Steam (um acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) dá outro sentido ao aprendizado, que se torna cada vez mais ‘hands on’. Em sintonia com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as propostas da Agenda 2030 (Unesco), o modelo multidisciplinar de ensino leva para sala de aula temas de computação, robótica, programação, engenharia, tecnologia, design, ambientes virtuais, entre outros.
Aprendizado dinâmico com Matemática Aplicada, conceitos de Engenharia e Física: eis o desafio que os alunos do Itinerário Steam do Novo Ensino Médio enfrentaram na Regata GayLussac. Em uma proposta hands on, a turma precisou usar o princípio de Arquimedes para calcular o calado da embarcação, além de usar o cálculo do empuxo na construção de barcos de papelão e silver tape.
Dos 5 barcos construídos, 4 atravessaram a piscina ida e volta mais de uma vez, levando dois estudantes. A competição levou em conta velocidade, número de voltas na piscina sem afundar, melhor design, melhores remadores e tempo de permanência na água.
“Aprendemos sobre o cálculo do empuxo para escolhermos o melhor formato do barco e calcular o calado. Foi um projeto de muito trabalho em equipe, que foi essencial para o barco dar certo”, Thaís e Júlia, alunas do Itinerário
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E vem aí a Semana Steam! Veja, neste link, como foi o evento do ano passado.