“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”, dizia Paulo Freire. Fazer com que os conteúdos aprendidos ultrapassem as paredes da sala de aula e proporcionar aos alunos um aprendizado constante em todo lugar, define uma educação de excelência. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental vivem essa experiência em seu processo de alfabetização e letramento, através do projeto “Sopa de Letrinhas”.
Durante a atividade, os alunos puderam acompanhar o preparo da sopa e identificar as vogais e consoantes presentes na receita e na decoração da sala. O aluno Benjamin de Araújo se empolgou e conta: “Esse é o Y! É a letra do nome da minha irmã, Yasmin”. Assim, os pequenos concretizam de forma lúdica o aprendizado, identificando as letras no cotidiano com muita diversão e sabor.
O projeto realizado na nova sala de cooking dá continuidade a outras atividades também voltadas ao letramento, como o “Monstrinho Papa Tudo”, e busca facilitar a assimilação das letras do alfabeto, preparando-os para as próximas fases de leitura e escrita.