Para que a criança conheça o mundo ao seu redor, é necessário que, antes de tudo, ela possa conhecer a si mesma. Por isso, desde cedo, os alunos da Educação Infantil trabalham com atividades que estimulam sua linguagem corporal, fazendo com que eles explorem o corpo no espaço, identifiquem suas partes e desenvolvam a lateralidade, para que assim possam efetivamente explorar o mundo por meio do movimento. Mergulhados nessa temática, em março foi iniciado o “Projeto Corpo”, em que os alunos investigaram as partes dos seus pés e fizeram uma pintura coletiva.
Quantos dedos têm? Todos eles se mexem? Por que ficamos em pé? Além das investigações, os alunos foram à quadra da escola fazer uma pintura com os pés, ao som da música “Pé Pintar”, da Palavra Cantada. Eles contam: “O pé serve para pisar, ele faz a gente andar. A gente pintou os pés, a gente tirou o tênis, a gente pulou. Brincamos com tinta. Tinha azul, amarela, verde e branca. Colocamos uma musiquinha pra gente pintar. Ouvimos a história do Pelegrino e do Petrônio (Ziraldo). Um queria ser bailarino e o outro chutar a bola”.
A professora da turma, Elda Santos, finaliza: “Brincando a criança experimenta, interpreta, se constitui e se vê através do reconhecimento com o outro”.