Feiras, palestras e premiações na Semana STEAM, voltada para o aprendizado hands on
Energia eólica, solar, casa inteligente, oficina de origami, projetos de acessibilidade para deficientes visuais, robôs feitos com arduíno, vulcões em erupção, ilusão de ótica, motor de 8V, detector de mentira, desafio das pontes… foram mais de 180 projetos interdisciplinares expostos em nossa Feira STEAM no sábado dia 23 de setembro. Steam é uma abreviação de Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics e é uma metodologia hands on, que potencializa o aprendizado colocando o aluno como protagonista.
A 13º Edição da Feira STEAM desafiou os alunos de 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio a demonstrar criatividade e autonomia na criação de projetos, promovendo uma extensão do conhecimento adquirido nas aulas e incentivando futuras vocações.
“É na Feira que os alunos utilizam da criatividade e colocam ‘a mão na massa’ para aplicar em projetos o que aprendem durante o ano”, Ricardo Viz, professor de Matemática e orientador do STEAM
Premiação Canguru e OBMEP
Como parte da Semana Steam, a quadra interna do GayLussac Fundamental e Médio ficou pequena para receber as famílias dos alunos medalhistas na Prova Canguru e OBMEP. Esse ano nossos alunos conquistaram 198 medalhas Canguru, o maior número de medalhas conquistados nos últimos anos, sendo 12 de ouro, 37 de prata, 69 de bronze e 80 de honra ao mérito. A Prova Canguru é a maior competição da disciplina do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países.
Já a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo IMPA. Parabéns aos nossos alunos, suas famílias e para nossa equipe de Matemática por motivar os alunos a superar novos desafios!
Agradecemos a presença de todos e parabenizamos o empenho dos nossos alunos. Até o ano que vem!!!