Semana de Humanidades 2024
29/07/2024

No início de junho os alunos estiveram envolvidos na Semana de Humanidades. Com o tema de Cidadania e Sustentabilidade, a semana foi marcada por palestras, aula-passeios, confecção de murais e muitos debates. Para mostrar às turmas que o conhecimento adquirido vai muito além da sala de aula e está arraigado na realidade que as cerca, a Equipe de Humanas propôs uma série de visitas guiadas a Museus e patrimônios históricos presentes no espaço urbano. O Museu da Imigração, na Ilha das Flores, o Museu do Holocausto, em Botafogo e o circuito da Pequena África, no Valongo, foram os locais visitados pelos nossos alunos.

O 6º ano do Ensino Fundamental foi, com a professora Priscila Aquino, ao Museu da Imigração para debater questões relacionados aos Direitos Humanos em contextos de crises migratórias. Os alunos da 1ª série e do 9º ano do Fundamental, acompanhados do Coordenador Gabriel Mattos, foram ao Museu do Holocausto e puderam refletir sobre as causas e consequências do genocídio perpetrado pelo regime nazista.

Os alunos do 7º ano, com os professores Pedro Mendes e Natalia Sales, além do Coordenador Marcello Rangel, fizeram uma visita guiada ao Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana. Eles percorreram o Cais do Valongo, Patrimônio da Humanidade instituído pela UNESCO, a Pedra do Sal e o Largo da Prainha.

Ciclo de Debates

No Ciclo de Debates tivemos diversos convidados especiais para tratar temas importantes com nossos alunos. Para falar sobre as Emergências Climáticas para o 8º ano, contamos com a professora de Geografia da UFF, Maria Carla Barreto. As memórias da sobrevivente do Holocausto, Rolande Fichberg, sensibilizaram os alunos do Itinerário de Humanidades. A experiência de Rolande como presa política na Ditadura Militar de 1964 foi tratado com o 9º ano.  Além disso, tivemos a presença da ONG Cáritas para uma conversa sobre “Migrações e Refugiados” com o 6º ano, guiada por dois refugiados da Venezuela: Maria Gabriela e Alejandro.

“Com esse tipo de palestra, nós conseguimos sensibilizar para o tema dos Direitos Humanos dos refugiados. Queremos que os jovens conheçam essas histórias, para que eles cresçam com mais empatia pelo outro”, Maria Gabriela, refugiada da Venezuela

Semana de Humanidades 2024