Salvaguarda em foco!
06/11/2023

A cultura do cuidado é a prioridade da nossa escola. Com o objetivo de garantir a proteção dos estudantes e sua saúde física e socioemocional, implantamos, desde 2016, a Salvaguarda escolar: da Política de Avaliação de Riscos à Política Antirracismo, alunos, funcionários e pais estão envolvidos em um padrão internacional de segurança. Por acreditar que a educação é um desafio que deve envolver toda a sociedade e para estreitar os laços entre família e escola, abrimos as portas do Teatro GayLussac para o Ciclo de Palestras 2023.

A palestra “Limites sem traumas: construindo cidadãos” convidou a comunidade escolar a refletir sobre a importância de não fugir da responsabilidade de dar limites às crianças, sobretudo na época da tecnologia. A pesquisadora, conferencista e Ma. em Educação, Tania Zagury, foi incisiva: “É necessário equilibrar amor e afeto com limites educacionais e seguranças de objetivos”. Já as pediatras Bianca Naves e Marcela Freitas fizeram reflexões sobre o “Uso de telas por crianças: quais os riscos e limites?”, indicando a diminuição do tempo de tela e o respeito ao tempo de cada faixa etária.

Nesse sentido, esse ano adotamos uma proposta de diminuição do uso de telas, proibindo aparelhos celulares no ambiente escolar. O debate sobre as políticas de Salvaguarda ainda esteve presente em uma live entre a nossa Diretora Geral, Luiza Sassi, e nosso Vice-Diretor dos Ensinos Fundamental e Médio, José Antonio Júnior. A live está disponível em nosso YouTube.

“Nosso compromisso é promover a informação da Salvaguarda. A gente aprende com ela que, com relação à proteção criança, todo mundo deve ‘meter a colher’. Não é algo exclusivo de determinados espaços, mas na vida”, Luiza Sassi, Direção Geral

Saiba mais sobre nossas políticas de salvaguarda clicando aqui.