No 9º ano do Ensino Fundamental, a disciplina de Laboratório Tecnológico serve como uma ponte entre os conteúdos de Física e outras disciplinas e áreas de conhecimento. Seguindo essa proposta, os alunos participaram de uma atividade interdisciplinar que aliava a Física e a Robótica a partir de um robô capaz de levantar caixas de diferentes pesos e tamanhos.
O professor de Física, Raphael Carvalho, trabalhou com os alunos o conceito de momento de força, conteúdo estudado com maior profundidade no Ensino Médio. “Trabalhamos com um robô que simula uma empilhadeira e calculamos a quantidade máxima de massa que ele aguenta antes de rotacionar”. E completa: “Foi uma atividade muito interessante porque podemos colocar os alunos em um contato mais próximo e concreto com a Física que costuma ser repleta de conceitos abstratos”.
As alunas Gabrielle Dytz e Sophia Macêdo contam: “Achamos instrutivo por que deixou de ser uma teoria abstrata, conseguimos ver o conteúdo posto em prática. Vimos vídeos que mostravam acidentes chocantes e deixavam claro o perigo de operar de forma errada uma empilhadeira. Misturar teoria e prática é sempre mais interessante”.