Debates STEAM
09/10/2019

Leonardo Da Vinci é a expressão acabada do pensamento universal. Poeta, engenheiro, matemático, pintor, estudioso da anatomia humana, falar de Leonardo da Vinci é, portanto, falar de ciência e inovação. Por isso, em setembro, o artista foi homenageado como tema da Semana de STEAM 2019, em que nossos alunos nossos alunos dos ensinos Fundamental e Médio receberam palestras o Físico Dr. Marco Cremona para uma palestra que revelou um Da Vinci muito além da obra artística e do senso comum. Além de assuntos como Engenharia, Arte, Tecnologia e Matemática, na semana os alunos tiveram contato com a importância da representatividade na palestra Mulheres na Ciência.

“O que eu aprendi quando eu voltei da França? Primeiro, é que a gente consegue!”, Alessandra Telles, Dra. em Química e professora da UFRJ

Dados da ONU revelam que, apesar dos avanços da sociedade em relação às iguais oportunidades entre homens e mulheres, elas continuam sendo a minoria nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em todos os países do mundo. Por isso, tivemos a honra de receber em nosso Teatro GayLussac quatro mulheres cientistas: a Dra. Fabiana Leta, primeira Diretora da Escola de Engenharia da UFF; a Dra. Cláudia Marcondes, engenheira e professora do CEFET; a Dra. Alessandra Teles, Dr. em Química e professora da UFRJ e a Dra. Ana Cláudia Rodrigues da Silva, professora de Medicina cuja tese de pós-doutorado foi premiada.

As quatro contaram sobre as dificuldades enfrentadas em um meio masculino e serviram de modelo e inspiração para as nossas futuras cientistas!