Refugiados na Escola!
17/09/2021

Visita da ONG Cáritas e da Refugiada da Gâmbia

Na disciplina de Direitos Humanos e Salvaguarda, os alunos do 6º ano estudam temas sensíveis como a xenofobia e o racismo; debatem a grave questão dos refugiados e as violações dos Direitos Humanos que ocorrem para que as pessoas precisem deixar seus lares em busca de proteção em outros países. Assim, a convite do professor de Geografia, José Victor, recebemos virtualmente Thaís Dantas, da Cáritas, ONG que acolhe pessoas em situação de refúgio, e a refugiada da República presidencialista da Gâmbia, Mariama Bah, para um bate-papo.

Mariama, que já havia vindo na escola em 2016 pelo mesmo projeto, fugiu de seu país por ter sido submetida ao casamento infantil. “Serem apresentadas a exemplos vivos daquilo que estão estudando traz outra vivência e envolvimento com o tema, aprofundando a sensibilidade e a empatia”, explica a professora de D.H., Priscila Aquino.

“Ela passou por vários preconceitos como o machismo, por ter que se casar tão cedo e não poder estudar, o racismo e a xenofobia, por ser africana no Brasil. Tivemos uma boa noção da dificuldade de ser um refugiado e da importância do acolhimento da Cáritas”
Gustavo, aluno da 6M2