Química aplicada no Laboratório
03/04/2018

O Laboratório de Multiciências é um lugar onde a teoria e a prática se encontram e se transformam em conhecimento puro e aplicado. Por isso, o professor Luiz Cláudio, de Química, levou os alunos da 2ª série do Ensino Médio para aprender sobre o funcionamento do bafômetro, além de debaterem sobre os riscos de misturar ingestão alcoólica com direção e os danos que essas substâncias podem trazer ao corpo.

A atividade consistia em reproduzir o funcionamento do bafômetro inventado por R. F. Borkenstein, em 1958, e cujos princípios são utilizados até hoje. De acordo com a concepção de Borkenstein, o ar soprado é bombeado em uma solução de dicromato de potássio fortemente acidulada com ácido sulfúrico. O etanol expirado é introduzido na solução que reage com os íons dicromato, produzindo acetaldeído e íons Cr(III). Durante a reação, há uma mudança da coloração laranja (característica desta solução), para um tom esverdeado, característico dos íons Cr(III), que irá indicar a embriaguez do indivíduo.

Além de oferecer a visualização de reações de oxidação dos compostos orgânicos, a atividade possuía como objetivo central, despertar o interesse do aluno pela matéria: “Esse tipo de trabalho mostra que os conteúdos aprendidos em sala, estão presentes em nosso cotidiano. Isso chama a atenção dos alunos e desperta o interesse deles pela matéria”, conta Luiz.

A aula prática também possibilitou que os alunos refletissem a respeito do consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo quando mesclada à direção de veículos motorizados. Assim, constrói-se uma educação integrada e consciente dentro de uma perspectiva cidadã.