Quem me representa
23/03/2018

Ser um bom ouvinte, compreender os anseios sociais, estar apto a pensar coletivamente, mediar conflitos e ideias de forma consciente e responsável, ser o porta-voz e interlocutor do grupo frente à coordenação, psicologia, direção ou gerência. O Projeto Aluno Represente coloca os representantes eleitos frente a todos esses desafios, em um verdadeiro e amplo exercício de cidadania. No dia 21 de março, os alunos eleitos por suas turmas, participaram da cerimônia de entrega do cargo de Aluno Representante que contou com a assinatura do termo de posse, que descreve suas responsabilidades, presença de professores, coordenação e direção, além de um lanche feito especialmente para ocasião.

O comprometimento com a turma e a valorização da coletividade, são os pontos-chave para a Psicóloga Jacqueline Eckstein. Ela conta: “É preciso ter essa formalidade. Primeiro, para os representantes perceberem a importância que a gente dá para essa função, o aluno escolhido precisa ter comprometimento. E, para isso, a gente tem um termo de responsabilidade que o aluno assina, contendo tudo o que a gente espera dele, fazendo com que se comprometa também com a escola”.

A aluna Maria Antônia foi eleita pela turma 8M3, e conta: “Sou muito comunicativa e tenho facilidade de levar as questões dos meus colegas à coordenação. Ser representante para mim é importante por ser projeto de formação, já que nossa sociedade também elege representantes. E que apesar de muitos, lá fora, comprarem votos e fazerem errado, podemos fazer diferente aqui dentro”.

A representante Thaís de Souza, da 5T2, explicou durante a posse: “Acho que sou uma pessoa responsável e democrática e tenho espírito de liderança, o que me levou a me candidatar para ser porta-voz dos meus colegas”. Já Lucas Machado, da 5T2, explica: “Mesmo sendo novo, gosto de ajudar os outros, de ver um sorriso no rosto do outro. No meu mandato o meu primeiro passo será combater o bullying, unir a turma e incentivar o estudo para que ninguém fique para traz”.