Que alunos queremos formar?
01/09/2021

Os desafios que se colocam com o Novo Ensino Médio

O Instituto GayLussac tem 67 anos de existência e já viveu cinco mudanças na legislação brasileira relativas à educação. A cada mudança buscamos aproveitar ao máximo o que cada legislação trazia de espaço para criação e inovação, já que sempre buscamos nos afirmar como uma escola de vanguarda e excelência. A nova reforma traz desafios complexos para a gestão escolar e tenta resolver problemas da educação brasileira, como os altos índices de evasão escolar nos anos finais do ensino.

Para isso, a proposta do Novo Ensino Médio apostou no aumento do número de aulas, no protagonismo do aluno e no caráter interdisciplinar do ensino. Aqui no GayLussac, no entanto já ultrapassamos em muito as três mil horas previstas na nova lei. Nosso Ensino Médio já contempla 4.480 horas e possui, desde a legislação da década de 90, uma preocupação com as competências e habilidades adquiridas pelos nossos alunos. Assim, já temos muito presente em toda a escola projetos interdisciplinares, propostas de ensino por projetos que trabalham com a integração de saberes. Leia mais a nossa proposta pedagógica para o Ensino Médio clicando neste link.

Uma novidade importante é o Projeto de Vida que vai ajudar o aluno a encontrar uma trajetória pensando em seu perfil, desejos, aspirações e talentos. Quem eu sou? Quem eu quero ser? E qual o meu papel no mundo? Nos encontros que traçamos com os gestores, professores, alunos e famílias a principal preocupação era com a formação do aluno para além dos muros da escola: como esse estudante atuará no mundo?

A conclusão que chegamos é que não queremos um Ensino Médio pasteurizado, com fórmulas e soluções prontas. Teremos em nossa escola cinco itinerários: Formação avançada (comum a todos os alunos), STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math – saiba mais sobre ele aqui); Humanidades; Ciências da Natureza e Internacional (High School). Nossa preocupação contempla a possibilidade de o aluno cursar itinerários híbridos em que as áreas de conhecimento conversem.

“Queremos um Ensino Médio com o DNA do GayLussac, construindo coletivamente um currículo não fragmentado que contemple uma formação acadêmica e de valores sólida e consistente. O objetivo é que os alunos façam escolhas conscientes e atuem no mundo de maneira a fazer a diferença”

Que alunos queremos formar? Que nível de conhecimento temos que garantir para enfrentar um mundo novo e tão efêmero? Essa foi a pergunta norteadora dos encontros entre gestores, professores e famílias para pensar o Ensino Médio dos sonhos do GayLussac. É pensando, traçando possibilidades, reconhecendo oportunidades e avaliando riscos que estamos construindoo nosso Novo Ensino Médio.

O processo envolveu uma reunião com os gestores, uma com os professores e outra com os alunos e pais do 9º ano, que farão parte do primeiro ano do projeto. A ideia de todos os encontros era reunir e compartilhar ideias, opiniões e conhecimento de quem vive o dia a dia da sala de aula. As dinâmicas permitiram que cada um fizesse parte deste momento tão importante para a escola, contribuindo sempre pela manutenção de nossa educação de excelência.

O projeto pedagógico dá espaço a inovações, priorizando o currículo básico e obrigatório, mas ainda valorizando itinerários formativos multidisciplinares que prezam por manter uma educação de excelência. Os encontros contaram com a consultoria do grupo CoCriar, que articula espaços de diálogo para ações coletivas.