Criatividade, organização, trabalho em equipe e oralidade são pilares para dois projetos anuais da escola – os Projetos Biografia e o Monografia. Neles, os alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, desenvolvem habilidades como a fala em público e a produção escrita em uma proposta interdisciplinar que engloba conhecimentos de variadas áreas, como Linguagens, Educação Física, Psicologia, História e Música.
Projeto Biografia
O 6º ano do Ensino Fundamental esteve imerso no Projeto Biografias, uma proposta interdisciplinar que envolve Produção Textual e as Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola. Ao longo da 2ª e 3ª etapas, eles desenvolveram pesquisas sobre temas altamente relevantes para nossa sociedade e sobre Pessoas que Fizeram a Diferença, com enfoque na Educação Antirracista, nas Mulheres Extraordinárias, nos Modernistas e, como não podia faltar, nas Personalidades de Niterói, prestigiando figuras públicas que saíram da nossa cidade.
A aluna Betina, da 6M2, relatou: “Acho que o maior desafio foi o nervosismo perante a plateia, mas conforme a gente vai falando, isso some. Meu grupo foi sobre Agatha Christie, apresentamos em inglês e foi ótimo”. Já Roberta, da mesma, turma, completa: “O meu tema foi em espanhol, então todas as nossas pesquisas foram em espanhol. É nosso primeiro ano estudando essa língua, então tivemos algumas dificuldades, mas a professora Érica nos ajudou muito”.
“O Projeto Biografia é um investimento na pesquisa acadêmica, na projeção visual de apresentações públicas, na oralidade e produção de um texto, senso crítico na hora de escolher um tema. No 9º ano eles têm o Projeto Monografia, que é algo mais extenso, mas desde o 6º ano eles já estão sendo preparados”, Gustavo Abreu, professor de Língua Portuguesa
Clique aqui para ver mais sobre Projeto Biografia.
Projeto Monografia
Há 15 anos, nossa escola promove o Projeto Monografia, com o objetivo de engajar os alunos na pesquisa acadêmica. A atividade, que marca a passagem do Ensino Fundamental para o Médio tem benefícios múltiplos, como organização de ideias, ampliação de conhecimento em seus temas de interesse e melhora na oratória. Como em todos os anos, as apresentações englobaram diferentes áreas do conhecimento, como Educação Física, Psicologia, Letras e Música, além de temas cultural e socialmente relevantes.
“Ao pesquisar, não encontramos muitas informações e por isso, trouxemos o que conseguimos resgatar sobre esse assunto que não tem o devido reconhecimento” explicam os alunos Arthur, Lucas e Frederico, da 9M4, sobre a escolha do tema “Conexão musical entre Brasil e África”. “Falar de um tema que gostamos é uma forma de nos expressarmos melhor em público. Nos preparamos muito! Quando a apresentação acabou, me senti leve, com a sensação de ter conseguido, pois não é fácil”, Mariana, aluna da 9M3.
Confira, neste link, um pouco os projetos do Projeto Monografia.