Apresentação dos trabalhos envolveu muita pesquisa e dedicação
Temas diversos ganharam visibilidade no Teatro GayLussac na última semana. Com o objetivo de mergulhar os alunos no universo acadêmico, a escola promoveu, para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, uma semana de apresentação de monografias.
Assim, como na universidade, os alunos escolheram um tema, fizeram pesquisas de campo e de bibliografia e defenderam suas hipóteses. Para isso, contaram com orientadores, apresentação de slides e uma banca montada no nosso teatro para as análises dos trabalhos.
Os benefícios da experiência são múltiplos: organização de ideias, ampliação de conhecimento em seus temas de interesse, melhora na oratória em uma atividade que prepara para a vida e para o futuro! Uma simulação da experiência de pesquisa em profundidade exigida pela monografia da universidade com direito a orientação, regras da ABNT e defesa para banca avaliadora: eis o objetivo da Monografia do 9º ano, projeto presente na escola há 14 anos que marca um ritual de passagem entre o final do Fundamental 2 e o Ensino Médio.
“Escolher nossos temas tornou o processo muito divertido e interessante, embora fosse desafiador. Desde a reunião para a escolha do tema até a apresentação, tivemos o apoio de nossos professores e orientadores. E esse trabalho foi e será muito importante pois tivemos uma preparação para a universidade e poucas pessoas têm essa experiência”. Giovana Longo, 9M1
Veja mais sobre o Projeto Monografia nesta matéria. Confira também a repercussão deste evento nesta publicação em nosso Instagram.