O aprendizado interdisciplinar é essencial para a formação de um aluno mais crítico e é uma das demandas dos concursos de ingresso nas Universidades. A redação do ENEM, por exemplo, pontua a demonstração de conhecimentos de diversas áreas. Para enriquecer o repertório cultural e acadêmico dos alunos, as disciplinas de Produção Textual, da professora Maria Anna, e Filosofia, do professor Rafael Haddad, juntaram forças na 3ª série do Ensino Médio com o Projeto Citação.
O objetivo é favorecer a ampliação de conceitos e contextualização entre as áreas de Linguagem e Ciências Humanas, contribuindo para o desenvolvimento de competências como autonomia, comunicação, pensamento crítico e abertura para o novo. Parte do Projeto tem sido coletar as frases preferidas dos professores, que inspirem-nos nas ações diariamente. A professora Maria Anna acredita que essa atividade pode ajudar muito o desenvolvimento dos alunos: “As citações estão presentes no nosso dia a dia mesmo sem sabermos, e é importante entendermos seu significado para pautar também nossas ações sob essa ótica, além de expandir o conhecimento”.
O repertório cultural, que pode ser demonstrado através do conhecimento dos pensadores de filosofia, é uma das competências no ENEM. Os alunos já começaram a pesquisar o tema, com um enfoque inicial em conhecimento e educação. A aluna Amanda Lima, da 3M3, conta: “Estudar os pensadores é fundamental no ENEM e ajuda a gente fazer uma conexão interdisciplinar. Acabamos aprendendo mais, e conhecimento é sempre importante, além de nos ajudar a passar para o curso que escolhemos”.