Primeiros passos no Jardim
21/02/2019

No colo ou de mãos dadas aos pais, eles vão conhecendo o novo espaço. Casa da boneca, horta e caixa de areia os chamam para se aconchegar, soltar a imaginação e mergulhar na brincadeira. Os primeiros passos na acolhida dos novos alunos do Maternal, na Educação Infantil, é uma fase delicada para a família e para a criança. Por isso, durante as primeiras semanas de aulas, os pais participam junto a seus filhos de um acolhimento para que os pequenos conheçam professoras e colegas, iniciando a rotina em um novo ambiente até que estejam prontos e confortáveis.

A preparação dos alunos para essa nova fase é feita aos poucos e com muita calma. As turmas começam o ano divididas em dois grupos, o que assegura um contato maior e mais atencioso ainda com cada criança. Os grupos chegam em horários alternados e são acompanhados de perto por todo o time de professoras do Maternal e pelos responsáveis, quando necessário. Com o tempo e com o decorrer das atividades pedagógicas, o contato com os pais passa a ser mais espaçado e elas podem ficar mais tempo na escola.

A coordenadora da Educação Infantil, Christiane Pereira, acredita que a ambientação à nova rotina é um processo individual e não linear e por isso deve-se acompanhar cada uma das crianças: “Para a criança que nunca esteve em um ambiente escolar é um mundo muito novo. Ela vai ter que dividir a atenção, os brinquedos e aprender a conviver com outras crianças que possuem outras maneiras de interagir. A escola é onde o encontro das diferenças acontece. Então, nada mais justo para aquela criança envolta a tantas mudanças, que a pessoa que é referência de segurança para ela esteja aqui nesse momento, para que ela possa se sentir confortável e segura”.