Educação bilíngue não é ter aulas de inglês algumas vezes por semana e sim conteúdos ministrados nessa segunda língua. Aqui, no GayLussac, no Projeto Bilíngue, na Middle e na High o aluno tem aulas como Educação Física, História, Matemática, Economia, entre outras, em inglês, o que configura um ensino bilíngue.
O bilinguismo
Na educação bilíngue, os idiomas são mais do que objetos de estudo. São meios para transmitir o conhecimento em diversas áreas do currículo escolar, como matemática, ciências e artes. Dessa forma, prepara o aluno para refletir nos dois idiomas ensinados, transitando com desenvoltura entre as línguas portuguesa e inglesa.
O cérebro bilíngue
Ampliar a visão de mundo, poder estabelecer relações com pessoas de diferentes países e adquirir conhecimento e cultura são alguns dos benefícios mais conhecidos do bilinguismo. Entretanto, as mais recentes pesquisas vão além. Estudos comprovam que a pessoa bilíngue demonstra maior facilidade em desenvolver um raciocínio lógico, mais velocidade na tomada de decisões e maior adaptabilidade. Ao alternar idiomas e escolher as melhores palavras em cada um, a criança exercita a área do cérebro chamada de Sistema Central de Controle Executivo. O resultado é a realização, com mais eficiência, das demais tarefas processadas ali, como organização de pensamento, empatia, motivação, entre outras.
Outros benefícios do bilinguismo:
• Inserção mais rápida da pessoa no mundo globalizado, com melhor comunicação, interação e relação entre pessoas de diferentes culturas.
• Maior flexibilidade no modo de pensar, pela exposição à diversidade cultural.
• Contribuição para o estímulo variado às sinapses cerebrais, essenciais para o desenvolvimento infantil.
• Desenvolvimento de canais neurais apropriados à aquisição de uma nova língua.
• Pensamento relativista e mais sofisticado
Por que começar cedo?
Pesquisas neurológicas mostram que o bilinguismo é uma das experiências mais intensas que o cérebro pode ter, com um impacto positivo significativo em sua estrutura e na habilidade cognitiva. No início, é comum que a criança misture as duas línguas. Mas, como existem dois sistemas de interação e as duas línguas estão ativas em conjunto, rapidamente ela identifica quais palavras cabem em cada contexto, resultando em um sólido aprendizado. Portanto, quanto mais cedo se aprende uma outra língua, mais chances a criança tem de processá-la e compreendê-la como falante nativo.
O vídeo abaixo revela a habilidade de uma menina em três idiomas. Não deixe de assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=3KswIJwGknA