Por que as maçãs caem?
11/03/2019

Observar, elaborar a pergunta, criar e testar uma hipótese, analisar resultados. A aplicação do Método Científico, através da construção de raciocínio lógico, permite ao pesquisador a elaboração de argumentos sólidos. Por isso, em fevereiro, os alunos da 1ª série do Ensino Médio foram até o Laboratório de Multiciências dar início à uma pesquisa científica. Nas aulas de Biologia, eles elaboraram projetos e fizeram experimentos com feijões. Houve germinação? Cresceu mais?  Por que não cresceu? O que concluir? Para resolverem essas questões os alunos irão passar três semanas observando a germinação e o crescimento de suas sementes e depois comparar os resultados.

A partir de uma pergunta proposta pela professora, os alunos elaboraram a hipótese, o teste de hipótese e o desenho experimental trabalhando algumas variáveis: tipo de substrato, disponibilidade de luz e água. Cada nuance do processo os levaria a um resultado que deveria ser comparado e justificado.

A professora de Biologia Daniela Sudatti, explica: “Trata-se de uma prática que, à primeira vista, parece ser bastante simples, no entanto, seu desafio consiste na elaboração do delineamento experimental e na elaboração de procedimentos padronizados para propor uma explicação à germinação e crescimento do feijão. Ou seja, aplicar um método científico”.

Após 15 dias de estudo, os resultados serão analisados, discutidos e apresentados em forma de relatório científico. A professora Daniela finaliza:  “Organizando a experiência dessa forma, a lógica e razão do método científico terão sido vivenciadas”.