Papiros egípcios
28/06/2018

A fim de estimular o interesse e o fascínio que a história do Egito Antigo naturalmente exerce nos alunos, além de incitar a autonomia com uma proposta de sala de aula invertida, a professora Priscila Aquino, de História, levou o 6º ano do Ensino Fundamental para o Laboratório de Multiciências e para a Biblioteca com o objetivo de realizar um exercício de apreciação de fontes históricas. Divididos em grupos, com luvas e lupas em punho, os alunos analisaram reproduções de papiros egípcios.

A professora conta: “Cada grupo deveria identificar os personagens dos papiros e pesquisar sobre eles. Muitos papiros tinham ilustrações do faraó, da sua esposa, do rio Nilo e sua vegetação, além dos deuses da mitologia egípcia. Percebi que eles ficaram muito envolvidos e queriam decifrar os hieróglifos escritos em alguns deles”.

O grupo da 6M2, formado por Julia Dib, Julia Machado, Júlia Fleury, Juliano, Haroldo, Joaquim e Lara, analisou uma reprodução do Tribunal de Osíris. Eles descobriram: “Anúbis, deus com cabeça de chacal, conduz a alma ao local do julgamento. Em um prato da balança é colocado o coração do morto e no outro uma pena de avestruz. Caso o coração seja mais leve que a pena, poderá retornar ao corpo do morto e terá o direito a uma vida eterna”.