Oliver Twist
11/03/2019

Muito além das linhas impressas, uma obra literária pode conter informações importantes sobre o contexto histórico, o imaginário social e a leitura do autor sobre a sociedade que o cerca. São enredos não explícitos no texto que levam o leitor a territórios mais profundos.  Por isso, em fevereiro, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, foram até a Biblioteca Sylvia Orthof ter uma aula interdisciplinar sobre o livro Oliver Twist, iniciando o Projeto Literário de 2019.

A aula contou com as considerações dos professores Júlia Passos, de História, que retratou o processo de urbanização e as condições de trabalho da Inglaterra do século XIX, Tigran Magnelli, de Produção Textual, que apresentou o nascimento do Realismo, suas implicações e influências sobre a obra, e Diego Veríssimo, de Língua Portuguesa, que aprofundou as percepções do texto.

O professor Diego explica: “Essa é uma aula que proporciona aos alunos a percepção de que tudo está relacionado: a história, o universo pessoal e o da literatura. Espera-se que o livro provoque um incômodo, já que fala de marginalização na infância. Por isso, além de todos os conceitos, a obra permite abrir o aluno ao exercício da empatia”.

Além da exibição do clássico, o projeto estimula a produção literária dos alunos, que após a leitura irão produzir uma arte representativa do romance.