Olimpíadas GayLussac
23/09/2016

O esporte é uma fonte infindável na formação cidadã. Para estimular o interesse pela prática esportiva e no ritmo das comemorações do aniversário de 62 anos da nossa escola, a Equipe de Educação Física preparou um evento especial — as Olimpíadas GayLussac, que ocorreram entre agosto e setembro. Os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram divididos entre as quatro cores do Brasil: amarelo, branco, azul e verde. Já as turmas M1, M2 e M3 formaram três equipes baseadas nos continentes do Globo: Europa e África, Ásia e Oceania e Américas.

Nossos atletas disputaram diversos esportes, desde os mais comuns como salto em altura, futsal e corrida de revezamento, até modalidades não usuais, entre as quais estão o queimado maluquinho, o dodgebol e uma adaptação do rugby. A soma de pontos foi feita de acordo com a equipe de cada turma e, no fim, o grupo das Américas foi o que venceu, marcando mais no sistema de pontos corridos. Medalhas de ouro, prata e bronze aguardaram nossos atletas no pódio!

Destaque para a vivência das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental. Os pequenos participaram de uma experiência olímpica diferenciada, que estimula a reflexão sobre a inclusão. Divididos em duplas, os alunos simularam uma corrida de deficientes visuais, esporte da Paralimpíada. Nessa modalidade, os atletas correm com um guia e com os olhos vendados, assim, não há como um enxergar mais do que outro – já que muitos possuem perda parcial da visão.

Os alunos Marcela Oliveira e Matheus Brick Day contam: “Correr vendado não foi difícil como pensamos e tivemos que confiar muito no amigo que estava com a gente”. E acrescentam: “Gostamos muito das Olimpíadas, guardamos as medalhas em casa e aprendemos a nos divertir com o esporte, nem sempre ganhar é o mais importante”.