Folia e aprendizado deram as mãos em uma manifestação típica da cultura carnavalesca: o Bloco do Sujo, que não tem fantasia, mas que traz alegria. Os alunos do Jardim 1 ao 1º ano do Ensino Fundamental aprenderam sobre a improvisação característica desse folguedo e customizaram um lindo estandarte para entoar e tocar a marchinha aprendida nas aulas de Música.
A tradição desse bloco está em valorizar a alegria do carnaval, independente das origens sociais. Por isso, os alunos confeccionaram instrumentos com materiais recicláveis e tocaram com eles no dia do Desfile. A professora de Artes Gabriela Veloso conta: “Fizeramos chocalhos de pet, talabartes para prender os instrumentos de percussão e também tambores de lata e baquetas de palito”.
Mas a folia não parou por aí! Além dos desfile, os alunos mergulharam no tema com pinturas, colagens e debates sobre o bloco durante as aulas. Os alunos do Jardim 2 relataram: “O Bloco do Sujo é um bloco muito antigo e as fantasias eram feitas com fronhas e lençóis. Hoje as fantasias são coloridas e de personagens”.
Os alunos do 1º ano Pedro Mainier, Gustavo Garcia e Maria Antonia contam: “Foi muito legal bater na lata no mesmo tempo. Todos sabiam a música para o desfile”.