O Clube de Pesquisa é um projeto que permite que o aprendizado tome um caminho mais livre e, por vezes, surpreendente. Partindo do estudo do vento e do céu, as turmas J3T2 e J3T4 fizeram incríveis descobertas. As pesquisas são levadas à frente de acordo com o interesse dos alunos, que se envolveram muito com os temas.
A turma J3T2 começou o clube “Olhando para o céu” com curiosidade sobre toda a imensidão do universo, porém o que mais os interessou foi a percepção cotidiana dos fenômenos naturais! Em sala, fizeram com a ajuda da professora Paula Moreira um dicionário do tempo e da meteorologia explicando o que é um raio, uma nuvem e um trovão. A aluna Valentina Garcia explica como a chuva acontece: “Quando a nuvem fica escura, uma bate na outra e assim faz chuva”. O aluno Arthur Maffia completa, de forma poética: “Quando chove é porque as nuvens ficam tristes”.
Já a turma J3T4, que também se interessou pelos fenômenos naturais, pesquisou outro tema que está no ar: o vento. Além da percepção do movimento, da força e intensidade dele, a partir de uma atividade com sementes, os alunos começaram a falar sobre as implicações do vento em suas vidas. Construíram juntos um anemômetro, aparelho medidor de vento, e ele é utilizado para alertá-los, por exemplo, de quando devem usar casacos. A professora Fabiane de Assis conta: “Nas férias, eles levaram pipas para casa e voltaram cheios de relatos, já que alguns deles nunca haviam soltado pipa antes”.
A turma J3T4 relata: “Dá para ver o ar quando ele mexe as coisas, a roupa, o cabelo, as folhas das árvores. Dá para medir o vento forte e o vento fraco. O ar quente sobe porque é mais leve e o ar frio é pesado e desce”.