A ideia partiu do livro “João esperto leva o presente certo”, de Karas G. Brian, que após a apresentação passou a ser uma das obras mais requisitadas da Sala de Leitura Viva. A partir dele, a Turma do Alegretto se inspirou para construir a peça “O Presente Inesperado”, a história de um menino que queria muito presentear uma princesa e para isso fez um bolo. No caminho, a guloseima foi devorada por corvos, ogros, e um urso dançarino. Ao chegar no castelo sem nada, o menino contou a história à princesa que retrucou dizendo que sempre recebia muitas joias, ouro, mas nunca havia recebido um presente de aniversário tão sincero: uma história.
A história ganhou ainda mais impacto com o uso de diferentes bonecos que mudaram um pouco a linguagem estilística. Integrantes da Turma do Alegretto, Bianca Bühring e Helena Marques, explicam: “Estamos sempre tentando trazer como elemento surpresa uma novidade artística, que muda a maneira como as crianças percebem a narrativa. Tivemos dois bonecos diferentes, que possuem outras formas de manipulação e outra linguagem estética”.
A turma 1T4, da professora Juliana Teixeira, contou: “Achamos bonito, engraçado, mas também assustador o urso bailarino que comeu o bolo. Achamos romântico quando ele conta a história para a princesa, que diz que foi o melhor presente. Aprendemos que o melhor presente é a amizade”. Quando questionados se haviam gostado da história, todos gritaram em uníssono: “Sim!”.