O Jornal
14/10/2016

O Jardim 1 foi envolvido em um Projeto Literatura com o livro O Jornal, de Patricia Auerbach. A obra é composta de uma narrativa feita de imagens, que conta sobre um garotinho entediado com o pai, que não largava esse tal de “jornal”. A partir daí o menino começa a imaginar o que poderia fazer com esse objeto e vive aventuras em um barco de papel, em um avião e surfando em uma prancha feita com o periódico. Esse foi o pontapé inicial para que os alunos mergulhassem em um mundo de descobertas e muita fantasia.

Em setembro, receberam a visita da jornalista da escola, Priscila Aquino, que foi entrevistada pelas turmas e respondeu às dúvidas dos alunos sobre o que era ser jornalista. “Será que é a mesma coisa que ser jornaleiro?”. Priscila questionou: alguém sabe onde trabalha o jornalista? Uma das alunas respondeu: “em um consultório de papel”. Como projeto final, os alunos fizeram os Classificados, identificando produtos que não queriam mais, local e telefone de contato para o comprador. Eram dinossauros e bonecas postos à venda na linguagem da infância: “Falar com mamãe na rua que anda”.

Além das descobertas, os alunos foram inseridos em atividades lúdicas inspiradas no jornal. Assim, fizeram brincadeiras de Pirata, com direito a chapéu de jornal e uma divertida caça ao tesouro, com pistas e enigmas para encontrar um baú repleto de conchinhas e lantejoulas.

Os alunos da J1T1 contam: “A gente recebeu um mapa. Tinha uma pista para ir a uma casa com número. Na casa tinha outra pista dizendo para dar 3 passos pequenos e 5 grandes. Aí tinha uma pista embaixo da escada. Estava escrito para a gente ir à horta e procurar outra pista atrás do regador. Lá tinha outra pista, mandando procurar o tesouro debaixo da areia. A gente foi correndo e começamos a cavar. Aí achamos uma caixa dourada com moedinhas dentro”.

Assim, misturando ficção e realidade, fantasia e conhecimento, os alunos vão consolidando um aprendizado efetivo e repleto de vivências.