A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Escrever ou esperar uma carta é um prazer que nos transporta a outro espaço-tempo, sem a instantaneidade do mundo contemporâneo. Por isso, ao estudar a estrutura das cartas, o 2º ano do Ensino Fundamental se deparou com uma caixa de correio dentro da sala de aula. Dentro, uma surpresa de emoção e afeto, com cartas enviadas pelos seus familiares contando da importância desse meio de comunicação em suas épocas.
Ao lerem as cartas, alguns se emocionaram, outros ficaram ansiosos para compartilhar com os colegas o que estava escrito, enquanto outros foram logo se preparando para escrever uma resposta. Então, colocando em prática o que aprenderam sobre a estrutura de uma carta, os alunos escreveram respondendo aos seus familiares.
A professora da turma 2T1, Elessandra Palucci, explica: “A atividade desenvolve habilidades de leitura e escrita na compreensão das características do gênero carta, como localizar as informações centrais: quem enviou, qual o assunto abordado e em que dia foi escrita. Além disso, ela possibilita a ampliação de conhecimento sobre diferentes formas de comunicação, identificando a carta como um gênero formal”. A professora da turma 2T2 Amanda Franco finaliza: “Foi uma experiência incrível! “.