Em março, uma mala misteriosa chegou às turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. Dentro dela, diversos elementos do mundo dos contos infantis e um convite para um baile real com banquete. Teve início um suspense: de quem seria aquela mala? Os alunos passaram a semana procurando pistas, mas nada encontraram. Intrigados em descobrir de quem seria aquela mala que apareceu de repente, os alunos foram ao baile procurar o seu dono: uma linda Princesa. O evento envolveu todos na contação da história “A Princesa e a ervilha”. O baile da realeza contou com um delicioso banquete medieval, dando asas à imaginação dos alunos. A proposta busca uma aproximação com os contos infantis e introduzir o livro didático Na Ponta da Língua no dia a dia das turmas, aprofundando o processo de letramento das crianças.
No dia do baile, professores e alunos estavam à caráter. Ana, Aurora, Tiana, Brancas de Neve e muitas Belas, vieram de longe prestigiar a Princesa. Chapeuzinho Vermelho, Batman e o Grupo dos Piratas, também não ficaram de fora! A turma 1T1, da professora Juliana Lisboa, conta: “O salão estava lindo! O baile foi muito animado e lá descobrimos como a Princesa perdeu a mala. Quando a carruagem dela descarrilhou, a mala caiu e bateu aqui na porta”.
Para as professoras, a criatividade está totalmente associada à produção da leitura e escrita, uma vez que para escrever, o aluno precisa pensar sobre o que será posto no papel. A professora Vanessa Sanches explica: “Agora no 1º ano nós começamos a formalizar as investidas que os alunos vêm fazendo ao longo de toda a Educação Infantil. Eles inicialmente estavam sendo apresentados às letras do alfabeto, fazendo seu reconhecimento em uma escrita espontânea. Com a chegada do livro didático, nós ainda iremos respeitar essa escrita, mas também vamos começar a introduzir pequenos textos de livros que são familiares para eles, de onde tiramos frases, palavras-chave e as sílabas que irão formar novas palavras”.