A procura dos brasileiros por universidades internacionais vem aumentando nos últimos anos, inclusive entre os nossos alunos. A oportunidade de ter um diploma de uma Universidade Portuguesa, por exemplo, atrai muitos jovens, mas também suscita dúvidas. Por isso, o GayLussac convidou representantes de 3 Institutos da Universidades de Lisboa para explicar aos alunos como funciona todo o processo de aceitação no Ensino Superior da rede portuguesa.
Os palestrantes vieram com o objetivo de demonstrar aos alunos que o estudo em uma faculdade internacional pode estar muito mais próximo da realidade dos estudantes do que parece. As universidades portuguesas podem ser acessíveis inclusive pela nota do ENEM, além de custarem bem próximo de uma faculdade privada brasileira. Quando essa informação é divulgada para alunos de Ensino Médio, o processo de preparação torna-se mais sólido, e pode-se planejar um futuro com menos fronteiras.
A aluna Maria Clara Pimenta, da 2ª série do Ensino Médio, relata: “Eu tenho muito interesse em fazer uma faculdade fora do Brasil e acho que é uma oportunidade muito especial de conhecer outra cultura. Foi interessante terem mostrado qual é o diferencial do currículo deles, além de ter aberto nossos olhos para uma realidade que não temos aqui”.
Já o aluno Igor Salles, também da 2ª série, conta: “A palestra foi muito boa, porque eu nunca tinha pensado em Portugal como uma opção e agora acho que é algo bem possível de acontecer. É interessante pensar nessa possibilidade e com certeza já é uma das minhas opções para pesquisar, porque acredito que estudar fora tem muitos ganhos”.