Evento uniu escola e família em uma encantadora noite de histórias
No sábado, dia 17 de agosto, ao entrar na Praça Dom Orione, no bairro de São Francisco, era possível ouvir desde histórias famosas mundialmente, como “Cachinhos Dourados”, à narrativas da nossa cultura brasileira, como o Boi Bumbá. Tudo acompanhado pelo cheirinho de pipoca que ocupava o ambiente. Foi a Noite de Contos, que convidou alunos e familiares para um mergulho nos encantos dos contos, tradições, pluralidade, literatura e poesia em uma noite mágica.
Inspiradas no projeto realizado anualmente em Reggio Emilia, na Itália—cidade referência pelo incentivo à cultura da infância—nossos pequenos iluminaram a praça com lanternas produzidas por eles e suas famílias, celebrando toda a literatura e a cultura que marcaram presença no encontro.
Foi uma chance de pais e filhos sentirem o encanto das palavras faladas, lidas, escritas e ouvidas, com dinâmicas como: Sombras que Contam Histórias, Ônibus de Histórias – Rumo à Terra dos contos, “Colo de Avó”, Ciranda, Poesia, História e Magia, além do Conto Cantado e cortejo formado pelo Boi Bumbá.
“Sob a luz suave de uma lua cheia, nossa Noite de Contos transformou a Praça Dom Orione em um espaço mágico, onde contos, poesias e tradições se entrelaçaram. Nossas crianças, acompanhadas de suas famílias, se reuniram para celebrar a arte de ouvir e contar histórias. Era como se o próprio coração da infância pulsasse ali, na simplicidade e na potência das histórias compartilhadas. Foi uma noite em que as palavras ganharam asas e a praça aconchegou a todos reforçando o valor da coletividade e da cultura como fios que nos unem”, Renata Pestana, Vice-diretora