Como já diria Fernando Pessoa, “Navegar é Preciso”. O mar e sua imensidão levam a destinos desconhecidos e, por isso, a turma J3T1 escolheu esse tema para seu Clube de Pesquisa. Partindo do aprendizado de elementos da natureza, os pequenos coletaram conchas e materiais do mar durante as férias para servirem de conteúdo em seu clube, além de fotos de viagem e muitos relatos.
O Clube de Pesquisa, por propor um aprendizado construído conjuntamente com as crianças, tem trazido novas surpresas a cada dia. A partir da contribuição de pais e alunos com relatos de viagens, a turma do Jardim 3 ficou curiosa para estudar dois lugares que têm tudo a ver com o mar: a Ilha de São Bartolomeu, na França, e Algarve, em Portugal.
Com o mapa, localizaram os lugares, reconheceram a existência do oceano, pesquisaram imagens dos locais e como é a vida das pessoas lá. Na ilha pesquisada, descobriram que os habitantes buscam formas de purificar a água para beber, já que não há muitas fontes de água para o consumo.
A aluna Paola Araujo explica: “São Bartolomeu é uma ilha vulcânica na Franca que não tem muita água. Para ter água doce eles têm que pegar a água da chuva em tanques ou então tirar o sal da água do mar, nas usinas”. O aluno Bento Siqueira conta sobre Algarve: “Algarve é uma gruta que fica em Portugal e dentro dela tem uma praia e até um buraco por onde passa o sol. Os buracos da gruta não foram feitos pelo homem, mas sim pela natureza, o que demorou muitos e muitos anos”.