O preconceito e o desconhecimento da cultura do outro são a semente de muitas atitudes de discriminação que não devem mais ter espaço no mundo contemporâneo. Por isso, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental mergulharam fundo em temáticas como a islamofobia, o antissemitismo e o racismo.
7º ano!
Para desconstruir os conhecimentos do senso comum, a professora de História do 7º ano do Ensino Fundamental, Vanessa Ramos, debateu a islamofobia e discutiu as origens da discriminação. Desse modo, expressando-se através de diferentes linguagens, as crianças fizeram uma campanha contra o preconceito. Para aprofundar o aprendizado, conversaram diretamente com Fatuma Cheaitou, muçulmana brasileira e residente no Líbano, que relata a sua vida no canal “Fala, Fatuma!”. O bate-papo, recheado de perguntas dos alunos, rendeu muitos elogios!
9º ano!
No 9º ano os alunos estiveram frente a frente com uma testemunha ocular da história, uma sobrevivente do Holocausto, Rolande Fichberg. Do panorama geral sobre o que desencadeou o antissemitismo à trajetória pessoal da família de Rolande, foram muitas as perguntas dos alunos para a convidada. Para a turma, fica a importante mensagem deixada por ela sobre a relevância da memória, enquanto gesto desprovido de ódio. Além disso, a professora Tamires Silva, de Direitos Humanos e Salvaguarda, ressaltou que, para guardarmos bem a lição, “nada é melhor que um relato próximo e sensível”.
6º ano!
Já no 6º ano do Ensino Fundamental os alunos participaram do Projeto Literário O Ônibus de Rosa, uma proposta interdisciplinar que envolveu as disciplinas de História, Português e Direitos Humanos e Salvaguarda. Assim, conheceram a história de Rosa Parks, a luta do Movimento de Direitos Civis nos EUA e as políticas segregacionistas do período. Da leitura, nasceu, por exemplo, o “Cartas para Rosa”, uma escrita pessoal e imaginativa para uma Rosa Parks ainda viva, proposta pela disciplina de D.H.