O Ópera Rock de 2019 revisitou os grandes Festivais da Canção das décadas de 60 e 70. O GayLussac In Concert desafia os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio a escrever, coreografar, cantar e unir ideias na concepção de um roteiro original. O espetáculo musical, teatral e cenográfico é conduzido pelo Clube de Música e de Literatura, tendo à frente os professores Victor Salzeda, Tigran Magnelli e Cícero Augusto. Nesse ano, os alunos contaram com a ajuda do professor de Teatro, Raphael Pompeu. O evento é beneficente e toda a renda da venda de ingressos é revertida em instrumentos musicais para a Orquestra de Cordas da Grota, que desenvolve um trabalho social com as crianças da Grota do Surucucu.
“A Ópera Rock me fez sentir incluída, como e eu fizesse parte de algo maior”, Maria Eduarda Valentim, 1M2
A peça, os personagens, as coreografias e a construção do repertório, tudo orquestrado pelos alunos. Um mês de ensaio, venda de ingressos e expectativas. A aluna Maria Clara Valentim, da 1M2, conta: “Foi muito gratificante ver nascer algo que nos esforçamos tanto para fazer. Para mim esse é um dos projetos mais importantes na escola porque nos proporciona um espaço em que podemos nos expressar”.
O professor do Clube de Música e Literatura, Tigran Magnelli, explica: “No festival o aluno se torna protagonista do próprio fazer artístico e o teatro é a habilidade de saber integrar outros conhecimentos. Ao se acostumarem com esse tipo de atividade eles vão encarando isso como uma possibilidade, não somente de profissão, como de conhecimento alternativo à própria profissão”.