Muralismo Mexicano
31/10/2016

O Muralismo Mexicano é considerado o Renascimento da arte Mexicana. Seu traço fundamental é a intervenção social e política através da arte, utilizando a pintura mural e a técnica monumental. Durante as aulas de Artes da professora Gabriela Veloso, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental foram desafiados a elaborar um projeto crítico à realidade brasileira com inspiração no movimento artístico estudado.

A professora conta: “Os alunos se reuniram e dialogaram bastante sobre qual crítica social queriam fazer no mural e como iriam expressar a ideia plasticamente. Tudo envolveu debate, até o nome de cada quadro e o texto explicativo da obra”.

As três turmas produziram então murais monumentais de papelão com uma temática social e política. A 7M1 fez o mural “Meu Brasil Brasileiro”, mostrando a oposição entre um Brasil real e aquele dos sonhos. A realidade foi representada de forma escura e repleta de rachaduras, enquanto o Brasil dos sonhos era colorido e cheio de felicidade. A 7M2 levantou o tema do preconceito através do mural “Desigualdade Atlética”, que faz uma reflexão sobre as diferentes oportunidades e direitos entre negros e brancos, mulheres e homens, ricos e pobres, homossexuais e héteros.  Já a 7M3 desenvolveu o mural “Brasil sem Photoshop”, desvendando o que há por trás da imagem que se projeta para os outros.

Os alunos Patrick Melo e Maria Eduarda Cunha, da 7M3, contam: “Pensamos em mostrar o Brasil sem maquiagem, um país de poluição, pobreza e queimadas na Amazônia. O projeto nos fez pensar e achamos que precisamos falar mais sobre isso nas escolas”. Já Camila Prado, da 7M1, conta: “A gente teve que escolher um tema social e enfatizamos a desigualdade social, revelando como gostaríamos de mudar a realidade”.