A alegria é amarela. O medo é preto. A raiva é vermelha. A tristeza é azul. A calma é verde. A confusão de várias emoções é um arco-íris bastante bagunçado. Como é possível organizar os sentimentos? A partir da leitura do livro “O Monstro das Cores” escrito e ilustrado pela arte-terapeuta Anna Llenas, as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram uma atividade integrada na disciplina de Cidadania e Salvaguarda com o ateliê de Artes, da professora Bárbara Malaquias. O objetivo é ajudar os pequenos a expressarem as emoções de maneira lúdica e artística.
Os alunos desenharam, cada um, seu próprio mostro das cores com o sentimento correspondente e depois foram desafiados a interpretar na frente da turma a emoção predominante no seu monstro. A professora Bruna Fidelis, da turma 2T2 explica: “O livro “O Monstro das Cores” guiou o nosso trabalho e usamos recursos como o retroprojetor e papel celofane para que as crianças pudessem expressar seus sentimentos através das cores escolhidas”.
O aluno Pedro Romiti conta: “É importante poder expressar as emoções. Achei muito legal o uso do retroprojetor, que é um aparelho antigo, com as cores para podermos mostrar nossos sentimentos”.